quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atividades com o Uca

FÁBULAS
A  Aguia e a Gralha

Autor: Esopo[1]

 Uma Águia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, num fulminante voo rasante e certeiro, capturou uma ovelha e a levou presa nas suas fortes e afiadas garras.


Uma Gralha, que a tudo testemunhara, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa.


Ela entrou e voou para alto e tomou impulso. Entao, com grande velocidade, atirou-se sobre uma Ovelha com a intenção de também carrega-la presa nas suas garras.


Ocorre que suas garras, pequenas e fracas, acabaram por ficar embaraçadas no espesso manto de lã do animal, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas forças.


O Pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que nãoo pudesse mais voar.
A noite a levou para casa e entregou como brinquedo para seus filhos.
      "Que passaro engraçado é esse?", perguntou um deles.


"Ele é uma Gralha meus filhos. Mas se você lhe perguntar, ele dirá que é uma Aguia."

Moral da História:
Não devemos permitir que a ambição nos conduza para além dos nossos limites.
QUESTÕES



  • Podemos considerar que a Águia e a Gralha são aves do mesmo porte? 
  • A Gralha foi bem sucedida ao tentar imitar a Águia? Na sua opinião, Por quê? 
  • O que fez o Pastor de Ovelhas ao encontrar a Gralha? 
  • Que tipo de sentimento humano quis o autor representar na fábula? 
  • Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?

Atividades com o Uca


ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
PROFESSORA MAURENY BARBOSA
COORDENADORA MARIENE
VICE-DIRETORA JU PAIVA
DIREÇÃO JALCINEIDE
DATA 26/09/2011 Ano 3° D

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

IV  BIMESTRE

HOJE UTILIZAMOS O NOSSO UCA PARA REALIZARMOS UMA PESQUISA SOBRE OS AUTORES DE POESIAS INFANTIS E SUAS PRODUÇÕES

1°) MARQUE ABAIXO O POETA ESCOLHIDO PELO SEU GRUPO DE TRABALHO


( ) 1- CECÍLIA MEIRELES

( ) 2- JOSÉ PAULO PAES

( ) 3- VINÍCIUS DE MORAES

( ) 4- ROSEANA MURRAY

( ) 5- NEUSA SORRENTI



2°)PESQUISE E LEIA AS POESIAS DO AUTOR ESCOLHIDO E FAÇA ABAIXO UMA LISTA COM OS TULOS DAS POESIAS ESCRITAS POR ELE
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3°) ESCOLHA A POESIA QUE VOCE MAIS GOSTOU, REGISTRE ABAIXO E ILUSTRE-A

Atividades com o Uca

O objetivo da atividade é pesquisar autores de poesias infantis e suas produções. Metodologia ;sugerir os autores,dividir a turma em grupos onde cada autor será pesquisado por um grupo.
Desenvolvimento  
                    1 Leitura dos textos.

                     2 Listagem dos titulos das poesias do autor 
   
                     3 Escolher um dos textos que mais gosta e socializar com a turma.












terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atividades com o Uca

A oficina com a professora Raquel, onde foi possível uma troca de ideias  com os professores da Duque de Caxias sobre o uso dos Uquinhas em nossas salas de aula. Compartilhamos  assim nossas angustias e nossas alegrias realizadas juntos com os nossos alunos.













sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tecnologia na sala de aula

Segundo Jean Piaget, a educação tem como principal meta, a concepção de pessoa capazes de serem autoras de seus inventos, criações e descobrimentos, uma vez que estão acostumadas a utilizarem ideias e conceitos de outros na maioria das vezes canônicos, ultrapassados e sem significância o que na realidade não lhe trazem qualquer desafio para quaisquer dúvidas que tenha o sujeito. As respostas já estarão prontas não sendo, portanto fomentadoras de novos conhecimentos.

E de acordo ao pensamento de Sandra Pesavento "Um dos desafios é a questão dadúvida, a dúvida como princípio do conhecimento, o que abre espaço para a incerteza e o desafio." E de Léa Fagundes que diz que: "Quando o aprendiz é desafiado a questionar, (...) quando lhe é permitido formular questões que tenham significação para ele, (...) passa a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas".
Acredita-se que o aluno torna-se curioso em busca de novos conhecimentos lançados cotidianamente pelas dúvidas corriqueiras, fazendo-se lembrada a fala de Paulo Freire: "Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". E de Maturana e Varela ,quando afirmam que: "Aceitar, ou se fazer, uma pergunta significa mergulhar em busca de respostas". O que nos arremete ao passado bem próximo em nossas salas de aula, nas quais os alunos buscavam apenas uma resposta, “a do professor”, unicamente aceita como “verdadeira”.

E para Edgar Morin " A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em
formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com frequência a instrução extingue (...) ".

Pensamos que tais ideias foram utilizadas por que são capazes de nos fazerem
perceber a grande necessidade que há em desenvolver nos nossos alunos a sua
autonomia na busca daquilo que ele próprio deseja aprender, que lhe é funcional, para que o mesmo seja autor de seus próprios conceitos.

domingo, 15 de maio de 2011

 FORMAÇÃO DO UCA
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar. Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licença muda nossa vida e depois convida a rir ou chorar. Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá. O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar. Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia em fim, descolorirá.
Toquinho / Vinícius de Moraes

A Formação com o UCA esta trazendo muitas contribuições para meu aprendizado, pois, a cada encontro e discussão, ficou claro que para incluir nossos alunos nas novas tecnologias, faz se necessário que nós professores estejamos incluídos e preparados para disseminar esses conhecimentos para eles, abrindo espaço para os mesmos terem acesso a outros ambientes conhecida como a web 2.0 dentro da própria escola, em sua própria casa e em outros locais.
A contribuição que os Uquinhas esta trazendo é de tamanha importância para a evolução do pensamento coletivo, por disseminar a cada dia o conhecimento na área da tecnologia da informação, sendo esta uma iniciativa bem elaborada e que atende com as políticas públicas de Inclusão Digital para as comunidades mais carentes que necessitam dessa aprendizagem. Prova disso foi as oficinas no dia das mães na escola, as mães mostraram total interesse em se integrar no projeto.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tecnologia na formação do UCA




Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem [...], melhor a apropriação por indivíduos e por grupos das alterações técnicas, menores são os efeitos de exclusão e destruição humana resultante da aceleração do movimento tecnológico social. (VYGOTSKY, 1999)


Meu primeiro contato com as tics, foi no ano 2004, quando inciei no curso de pedagogia da Faculdade Federal da Bahia. Esse processo foi muito dificil, o acesso a internet era muito novo, pois não conhecia nada, pegar o mouse dava medo de quebrar ou apagar tudo do computador, mas graças a Deus isso foi só no início. Hoje participando do projeto UCA, percebo o quanto aquele processo foi significativo para mim. Trabalhar com o PROUCA está sendo gratificante, pois nunca imaginei que um projeto desse podesse chegar na minha escola, sei que os ganhos são muitos não só para  os nossos como também para nós professores.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prontinho

Estou de blog novo par registrar meu processo e compartilhar com quem interessar. Espero a interação de todos nos comentários.
Maureny Barbosa