sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tecnologia na formação do UCA




Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem [...], melhor a apropriação por indivíduos e por grupos das alterações técnicas, menores são os efeitos de exclusão e destruição humana resultante da aceleração do movimento tecnológico social. (VYGOTSKY, 1999)


Meu primeiro contato com as tics, foi no ano 2004, quando inciei no curso de pedagogia da Faculdade Federal da Bahia. Esse processo foi muito dificil, o acesso a internet era muito novo, pois não conhecia nada, pegar o mouse dava medo de quebrar ou apagar tudo do computador, mas graças a Deus isso foi só no início. Hoje participando do projeto UCA, percebo o quanto aquele processo foi significativo para mim. Trabalhar com o PROUCA está sendo gratificante, pois nunca imaginei que um projeto desse podesse chegar na minha escola, sei que os ganhos são muitos não só para  os nossos como também para nós professores.

Um comentário:

  1. Escola Duque de Caxias
    Professora -Maureny Barbosa da Costa
    Turma -Quinto ano D
    turno-matutino
    Data 27/04/2012

    Perfíl da turma
    O 5º ano D è composta por 28 alunos sendo 13 meninos e 15 meninas com a faixa etária de 10, 11,12,e 13 anos de idade,os alunos já faz parte do convívio escolar.
    A maioria moram próximos ao bairro da escola,a profissão dos pais alguns são frentistas outros autónomos e outros aposentados.
    A maioria dos alunos compreendem e obedecem as normas estabelecidas pela turma na sala de aula.
    Tenho 28 alunos,08 são conservados com séries limitações em leitura e escrita e estão defasados com a idade e série.10 são os alunos que não leêm fluentemente tem dificuldades na leitura e na escrita,escreve aleatoriamente sem segmetação e sem noção alfabética. Na discíplina de matemática há uma dificuldade, os alunos não conseguem resolver situações-problemas por não saberem identificar qual é a operação que será usada para a resolução.Há 10 alunos que escrevem e leêm fluentimente,escrevem com coerência, segmentação e autonomia.
    A turma é bem interessada na aula com recursos das tecnologias,se interagem bem gostam de fazer pesquisas, jogar em site educativos,digitar textos como poemas,entra em blogs etc.São poucos os alunos que ainda não compreendem o uso das tecs,ainda enfrentam dificuldades em manusear o recurso. A maioria dos alunos costumam frequentar lan hause, fazem pesquisas e assistem filmes.

    ResponderExcluir