quinta-feira, 26 de julho de 2012

Produção de desafios

Na aula de matemática  dessa semana trabalhamos com produção de desafios envolvendo as operações de adição e subtração. A atividade teve como objetivo refletir sobre as operações de adição como ação de juntar, comparar, acrescentar e a subtração como tirar, diferença, comparar. 
Primeiro momento - foi explicado toda a proposta para os alunos e, acrescentando que a produção e as respostas teriam que ser realizadas com o UCA.
Segundo momento - o aluno iria produzir os desafios, em seguida, realizar a leitura para após solucionar a questão. A quantidade de probleminhas que cada aluno teriam que produzir eram cinco.
Alguns alunos fizeram até mais que cinco questões, sendo que alguns com dificuldade de atenção e também de digitação não conseguiram aproveitamento total. A pró acompanhou cada aluno individual e alguns resistiram a realização do mesmo.
Em seguida, todos salvaram no UCA para que posteriormente fosse realizado uma discussão coletiva e correção em trio para que todos participassem de todos.

3 comentários:

  1. Que atividade interessante Maura! Eles precisaram construir os próprios probleminhas. E essa correção em duplas ou trios não deixa de ser uma forma colaborativa de produção do conhecimento. Gostei também desse teu tipo de postagem que relata uma atividade desenvolvida. Faça sempre isso, com outras disciplinas e outras atividades. Pense na possibilidade também de eles salvarem essas atividades em e mails, ja que os ucas costumam travar. E na net tem muitos joguinhos com adição e subtração, alem de probleminhas e desafios lógicos bem interessantes. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Maura, dê uma olhadinha no blog de Melka. Lá tem uma sugestão de atividade muito interessante em matemática com as 4 operações utilizando panfletos de supermercado e a calculadora, que pode ser do celular ou a do uquinha. Veja lá.

    ResponderExcluir